Durante a reunião do Conselho Estadual de Saúde, o Secretário de Saúde do Estado (Sesab), Fábio Vilas Boas, fez um balanço da atuação da pasta. O destaque vai para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti, como a criação do Centro Estadual de Operações de Emergências em Saúde (COES), e o aplicativo “Caça Mosquito”, criado para mapear possíveis focos.
Entre outras ações, o secretário ressaltou sobre a ampliação e descentralização da rede de atenção materno-infantil de alto risco, da inauguração de 43 novos leitos de UTI neonatal e semi-intensiva pediátrica do Hospital Roberto Santos, da reforma e ampliação do ambulatório da maternidade Tsylla Balbino e dos 70 leitos da maternidade no Hospital Estadual da Criança em Feira de Santana.
Entre as inaugurações previstas para as próximas semanas, o secretário destacou o primeiro tomógrafo do Hospital Especializado Octávio Mangabeira e do Centro Estadual de Oncologia e o Centro de Múltiplas Vítimas no Hospital Geral do Estado, que será um pátio para atender vítimas de catástrofes e outros desastres.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)