Semana do sono em pauta

Semana do sono em pauta

13.03 -Semana do sono  .fwO dia nacional do sono é comemorado em 17 de março, portanto estamos na semana do sono! De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 40% da população mundial não dorme como gostaria e apresenta algum dos mais de 80 distúrbios e síndromes do sono listados pela CIDS (Classificação Internacional dos Distúrbios do Sono). 

Ações de conscientização são desenvolvidas por diversas entidades com objetivo de alertar para os impactos que um sono prejudicado pode trazer para a vida humana.

Cada vez mais, a população tem alterado seus hábitos de vida. A correria do dia a dia, as extensas jornadas de trabalho e o crescente uso de aparelhos eletrônicos impactaram diretamente a quantidade e/ou qualidade de sono. A redução do tempo de sono prejudica o funcionamento de diversos sistemas fisiológicos no organismo, aumentando o risco de doenças e/ou acidentes.

Todos já ouvimos em algum lugar que “é necessário dormir 8 horas por noite”. Entretanto, existem variações individuais na quantidade de sono necessária. Alguns indivíduos sentem-se muito bem com 6 horas de sono por noite, já outros necessitam de 10 horas.  O importante é que cada um conheça seu organismo e respeite as suas necessidades e limites.

Os profissionais qualificados para diagnosticar e tratar estes problemas precisam ser qualificados em Medicina do Sono. Um dos procedimentos para se diagnosticar os distúrbios do sono é a polissonografia. Feito o diagnóstico e quando é o caso, o paciente é encaminhado pelo médico ao dentista.  Em uma abordagem interdisciplinar a intervenção do Fonoaudiólogo ou Fisioterapeuta pode ser necessária.

O assunto será  tema do Programa Saúde no ar, desta terça-feira (13.03). Patricia Tosta conversa com a médica Otorrinolaringologista , Profa.Dra.Cristina Salles,Ranuzia Galtieri, odontóloga do sono certificada pela Associação Brasileira do Sono e Vivian Morelli, fisioterapeuta.

O programa Saúde no ar é veiculado pela Radio Excelsior da Bahia, am 840 e pela radio on line Saúde no ar .Participação pelo 71 33287666e 996813998.

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *