Semana de Prevenção às Intoxicações marca os 35 anos do CIAVE

Antiveneno_CIAVE-logotipo_300x200

Referência na área de toxicologia em todo nordeste, o Centro Antiveneno da Bahia (Ciave), vai completar no próximo dia 30/08 trinta e cinco anos de funcionamento.

Para comemora a data, o Ciave vai promover a partir da próxima segunda-feira, dia 24, a 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações, com atividades educativas e científicas

Será divulgada informações   dos cuidados necessários na utilização de substâncias químicas e as formas de prevenção de acidentes que possam provocar intoxicação, incluindo animais peçonhentos.

A programação da 1ª Semana Estadual de Prevenção às Intoxicações será iniciada  no próximo dia 24/08,  no auditório do Ciave, com um simpósio interno de integração. Dia (25), servidores do serviço se engajam na campanha de doação voluntária de sangue e medula óssea e vão à sede da Hemoba, às 8 horas, para praticar o ato de solidariedade. Dia 26, quarta-feira, de 8 às 17 horas, no saguão do Hospital Geral Roberto Santos, acontece exposição sobre as atividades e a trajetória do centro, com distribuição de material educativo. Encerrando as atividades, será realizado no dia 28, sexta-feira, no Fiesta Convention Center, o 3º Seminário de Toxicologia, com o objetivo de fortalecer o debate em torno do panorama nacional dos envenenamentos, com ênfase para o estado da Bahia.

O evento terá entre os palestrantes, o médico Francisco de Siqueira França, da USP; os médicos Gustavo Tanajura e Daniel Rebouças, do Ciave; a médica Patrícia Ciruffo, do Serviço de Toxicologia de Belo Horizonte;  o farmacêutico Jucelino Nery, do Ciave, e a psicóloga Soraya Carvalho, também do Ciave.

Entre os temas que serão enfocados estão:  “As especificidades do atendimento ao paciente suicida”, As intoxicações por agrotóxicos e outros produtos”,  “Diagnóstico e tratamento dos acidentes por animais peçonhentos” , “Abordagem inicial ao intoxicado agudo”

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.