Saúde sem Fronteiras em 23 locais

Saúde sem Fronteiras em 23 locais

saude sem fronteirasO Saúde sem Fronteiras Rastreamento do Câncer de Mama começou dia 21 na Região de Santo Antônio de Jesus, contemplando 23 municípios. Serão atendidas 6.652 mulheres na faixa etária de 50 a 69 anos, residentes nos municípios de Santo Antônio de Jesus, Lage, Nazaré, Presidente Tancredo Neves e Varzedo.

Com o programa da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), as mulheres poderão realizar mamografia, exame que detecta precocemente casos de câncer de mama. O atendimento é feito em unidades móveis, equipadas com mamógrafos para a realização dos exames. O horário será das 7 às 18h e, para ser atendida, a mulher deve levar o Cartão do SUS, um documento de identidade e um comprovante de endereço.

Em Santo Antônio de Jesus, o Saúde sem Fronteiras estará no período de 21 de agosto a 6 de setembro; Em Laje o atendimento será de 21 a 30 de agosto; No município de Nazaré, será de 21 de agosto a 2 de setembro; Em Presidente Tancredo Neves, a atuação começa também dia 21 e prossegue até o dia 29 de agosto; Finalmente  em Varzedo, o atendimento será de 21 a 24 de agosto.

Os locais de atendimento são: Santo Antônio de Jesus, a unidade móvel ficará estacionada na Avenida Luiz Viana, no Centro da cidade; Em Laje o atendimento na unidade móvel será feito na Praça Lomanto Junior, no Centro, em frente à Policlínica; Em Nazaré, a unidade móvel estacionará na Travessa Maria da Glória, próxima à unidade à USF Clóvis Figueiredo; Em Presidente Tancredo Neves, a unidade ficará na Avenida Wellington Nunes, no centro da cidade e em Varzedo, ficará no Centro Cultural,Praça do Mercado, proximidades da Quadra Poliesportiva.

O Saúde sem Fronteiras é um programa da Sesab que tem como diferencial o acompanhamento das mulheres com mamografias inconclusivas, com a oferta de exames complementares para o diagnóstico e o encaminhamento ao tratamento, visando à integralidade do atendimento.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia. Este programa é uma ferramenta de acesso da mulher às ações de prevenção, diagnóstico e tratamento do câncer de mama.

Na Região de Santo Antônio de Jesus, o Saúde sem Fronteiras ainda visitará os municípios de: Amargosa, Castro  Alves, Mutuípe,Jiquiriça, Ubaíra, Jaguaripe, Salinas da Margarida, Muniz Ferreira, Aratuípe, Dom Macedo Costa, São Felipe, Conceição do Almeida,  São Miguel das Matas, Elísio Medrado, Santa Teresinha, Itatim, Milagres e Nova Itarana.

 

Fonte: Sesab

Foto: Sesab

Redação Saúde no Ar

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *