Saúde do Brasil daqui a 20 anos

Saúde do Brasil daqui a 20 anos

A rede Brasil Saúde Amanhã, grupo multidisciplinar de pesquisa que investiga e propõe caminhos para o setor de saúde brasileiro para um horizonte dos próximos 20 anos, também se faz essa pergunta.”Qual o futuro do sistema de saúde brasileiro?”. Este é o tema  do seminário Brasil Saúde Amanhã: horizontes para os próximos 20 anos, que será realizado dias 17 e 18 de setembro( quinta e sexta feiras)  no auditório do Museu da Vida, com transmissão pela internet.

Na ocasião, a rede organizada por pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentará os resultados mais recentes do estudo e discutirá como políticas públicas implementadas no presente podem impactar a saúde em médio e longo prazos.

Cenários para o sistema brasileiro de saúde

O estudo propõe três cenários para os próximos 20 anos: o otimista e possível; o pessimista e plausível; e o inercial e provável.
“Os três cenários compõem termos de referência para a continuidade do trabalho de prospecção estratégica e estão organizados em torno de seis eixos temáticos: desenvolvimento e saúde; perfil demográfico; organização e gestão do sistema de saúde; financiamento da saúde; força de trabalho; e complexo econômico e industrial da saúde,” apontou o pesquisador José Carvalho de Noronha, coordenador da rede Brasil Saúde Amanhã.

Segundo ele, “ao prospectar cenários para o futuro do país e do setor Saúde é possível acompanhar e transformar tendências, indicadores e realidades. Não se trata apenas de criar imagens de futuro, mas de auxiliar a gestão estratégica do Sistema Único de Saúde (SUS) e definir diretrizes e recomendações para a conquista de um cenário de futuro desejável para o país,” contextualizou.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.