Hospital do Subúrbio faz cinco anos

 Hospital do Subúrbio faz cinco anos

Nesta segunda-feira (14.09), o Hospital do Subúrbio (HS) completa cinco anos de funcionamento com resultados que o colocam na posição de um dos melhores hospitais públicos do país. No período, realizou mais de 500 mil atendimentos na emergência e ambulatórios, e mais de 45 mil cirurgias, com 64.384 internações e aproximadamente dois milhões de exames complementares.  A instituição, que se tornou referência nacional e internacional de Parceria Público-Privada (PPP) na área de saúde, é o único hospital público de urgência e emergência construído nos últimos 20 anos na Região Metropolitana de Salvador.

Para o presidente da Prodal Saúde, concessionária responsável pela operação do HS, Jorge Oliveira, “hoje, a experiência do Hospital do Subúrbio mostra que este modelo é uma alternativa promissora na busca por melhorias no sistema de saúde brasileiro. A PPP é ideal para serviços de alta complexidade. Acredito que esse é o tipo de gestão que deve ser ampliado”, afirmou.

– O HS – continuou- serve de exemplo para que demais projetos sejam estruturados. A nossa operação com o hospital, nestes cinco anos, foi capaz de demonstrar que é possível obter mais eficiência, resolubilidade e economia no atendimento aos usuários do SUS. Todas estas questões em um ambiente de grande valorização profissional, e humanização no trato dos pacientes.

Modelo de qualidade

Baseado em um modelo assistencial que concilia qualidade, segurança clínica e tecnologia, o HS possui uma estrutura física e de recursos humanos adequada, por meio da qual os pacientes recebem todos os cuidados necessários.

Ao todo, são 373 leitos. Na terapia intensiva, são disponibilizados 10 leitos de UTI pediátrica e 50 leitos para adultos. A unidade possui também 253 leitos de internação e 60 de internação domiciliar. Além de apresentar um moderno parque de medicina diagnóstica, com bioimagem (radiologia digital, ultrassonografia, ecocardiografia, endoscopia digestiva e respiratória, tomografia, ressonância magnética e hemodinâmica) e laboratório de análises clínicas. E possui um centro cirúrgico com excelentes instalações e um ambulatório destinado ao atendimento de pacientes egressos.

O HS dispõe de uma equipe de 1.446 funcionários, incluindo 270 enfermeiros, 585 técnicos de enfermagem, sendo os demais profissionais de apoio técnico, serviços gerais, administração e corpo diretor. Conta, ainda, com um time assistencial composto por: um corpo clínico com 394 médicos das mais diversas especialidades – clínica médica (clínica geral, nefrologia e neurologia), clínica cirúrgica (anestesiologia, cirurgia geral, cirurgia torácica, cirurgia plástica, cirurgia vascular, neurocirurgia, ortopedia e traumatologia, urologia e pediatria cirúrgica), cirurgia bucomaxilofacial e pediatria clínica – e os demais membros da equipe de saúde (enfermagem, fisioterapia, nutrição, serviço social, farmácia, psicologia e fonoaudiologia). Além de todo um time de apoio operacional, todos desenvolvendo um trabalho que valoriza a interdisciplinaridade.
Referência

Este ano, o HS recebeu o segundo lugar no Prêmio da Organização das Nações Unidas (ONU) em Melhoria na Entrega de Serviços Públicos na América Latina. O Secretário Geral da ONU, Ban Ki-moon, declarou que o prêmio “reconhece que inovação e liderança contribuem para que a comunidade e grupos marginalizados recebam serviços melhores e de confiança”. Outros reconhecimentos marcam a história do hospital, como: a Acreditação Hospitalar, conferida em 2012 pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) em nível 1 – num prazo recorde de 02 anos após a sua inauguração – e a recertificação em nível 2, Acreditado Pleno, em 2014; o Prêmio das 100 Iniciativas mais Inovadoras do Mundo, pela KPMG em 2012; e o Prêmio dos 10 Melhores Projetos de PPP da América Latina e Caribe, pelo IFC, revista World Finance e Infrastructure Journal em 2013.

Os bons resultados do trabalho desenvolvido e as diversas premiações atraíram atenção de autoridades e de instituições interessadas em ampliar a oferta da assistência médica, com qualidade, segurança clínica e economicidade. O Hospital do Subúrbio tornou-se referência nacional e internacional, passando a receber visitas como a do presidente do Banco Mundial, Jim Yong Kim, do presidente da Internacional Finance Corporation (IFC), Jin Yong Cai, da diretora-geral da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Mirta Roses Periago, do representante da Opas no Brasil, Joaquim Molina, do especialista sênior em saúde do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Frederico Guanais, dentre outras autoridades como ministros, governadores e secretários de estados e municípios.

Fonte/Sesab

A.V.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.