Salvador é a 4° capital em número de casos de tuberculose do país. Por ano, são notificados em média 2.200 novos casos. Para reverter esse quadro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) implantou o Programa Municipal de Combate à Tuberculose, lançando a semana passada o projeto Salvador Unida contra a Tuberculose com a participação de vários artistas baianos.
Os artistas envolvidos na estratégia postaram em suas redes sociais vídeos com o mote #tuberculosetemcura, visando alertar a população soteropolitana sobre a importância da realização do exame para detecção precoce da patologia que mata cerca de 4.600 pessoas por ano no Brasil. “Nossa meta é criar uma grande corrente nas redes sociais para o incentivo do diagnóstico da doença”, explicou Sandra Pereira, coordenadora do Programa Municipal de Combate à Tuberculose.
O grupo da SMS desenvolve um trabalho voltado para implementação das medidas de controle da detecção, acompanhamento do tratamento e cura dos casos, além de fortalecer novas parcerias intra e intersetoriais para contenção da doença na capital baiana. Além disso, a atual gestão estruturou as unidades básicas para o acompanhamento integral. O projeto Salvador Unida contra Tuberculose conta com a parceria da Loja Maçônica da Bahia e da Companhia de Dança FitDance.
A tuberculose é uma doença infecto-contagiosa causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos .
Fonte:SMS
A.V.