Os acidentes no lar geralmente resultam de perigos diários e geralmente são fáceis de evitar. A segurança deve ser sempre utilizada no lar, inspecionando a casa por completo, em todos os cantos.
As quedas encabeçam a lista de acidentes, acontecendo geralmente em escadas, nos pisos escorregadios, com tapetes soltos, e nos degraus de frente e de trás das casas. Também ocorrem quedas de cadeiras, em bancos, ou resultantes de tropeços em objetos deixados no solo.
As queimaduras são acidentes frequentes, a exemplo de cabos das panelas que saem dos fogões. A gordura requentada se incendeia e há quem promova queimaduras simplesmente fumando dentro de casa ou na cama.
Também existem as ocorrências elétricas, as ferramentas em más condições, os venenos, etc. Todos esses perigos podem ser encontrados em qualquer lar. Encontrá-los e corrigi-los é o mais importante.
Segurança para o lar será o tema da entrevista com o instrutor de emergência, Greison Oliveira, amanhã (15.03) no programa Saúde no Ar na Rádio Excelsior Am 840 ou no Portal Saúde no Ar.
Redação Saúde no Ar*
(A.P.N.)