Saiba como amenizar ou evitar o inchaço da TPM

Saiba como amenizar ou evitar o inchaço da TPM

inchaco-tpmBastante comum entre algumas mulheres, os inchaços causados pela ‘velha e amiga’ TPM – Tensão Pré-Menstrual – as acompanham todos os meses. Chato, não é! Mas essa é uma realidade que muitas delas precisam encarar ao longo da vida. Em mundo globalizado, onde os padrões de beleza são estereotipados, boa parte das mulheres não querem engordar nem um quilinho. Mas no período pré-menstrual, às vezes é impossível conter os inchaços localizados nos pés, mãos, barriga e até mesmo nos seis, que fazem alterar os ponteiros da balança.

Esse inchaço nada agradável, ocorre na verdade pela maior retenção de líquidos causados pelos níveis hormonais elevados de progesterona e testosterona. De acordo com o ginecologista e obstetra da Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia – Febrasgo, Antônio Paulo Stockler, o inchaço pode se manifestar em qualquer parte do corpo, como nos pés, mãos e abdômen. O ginecologista também explica que quando ocorre a menstruação, os níveis desses hormônios caem e o inchaço desaparece.

Stockler ainda salienta que geralmente, esses sintomas começam entre cinco e dez dias antes do fluxo menstrual e desaparecem nos primeiros dias após a descida da menstruação. Como adquirir peso – independente de qual seja a razão – tem sido um problema enorme, e normalmente enfrentado por algumas mulheres, o especialista explica como aliviar e/ou evitar as gordurinhas.

De acordo coo o médico, o uso de hormônios, como as pílulas anticoncepcionais, pode amenizar o problema e até mesmo evitar. Além disso, drenagem linfática e até mesmo diuréticos também podem ser utilizados para suavizar essas queixas, acrescenta o ginecologista.

Segundo ainda Stockler, beber muita água e o uso de chás diuréticos são importantes, podem ajudar a eliminar o excesso de líquidos. Consumir frutas com alto teor de água, como melancia, melão e pera, são também outras alternativas, assim como procurar ingerir alimentos diuréticos, como alface, agrião, morango ou chuchu. Além do consumo desses alimentos, é importante também a realização dos exercícios físicos que auxiliam no controle do inchaço, pois aumenta a circulação linfática, eliminando o excesso de líquidos do organismo.

O especialista também adverte que é necessário evitar a ingestão de café, refrigerante e chocolate, além de reduzir a quantidade de sal da comida no período pré-menstrual.

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *