Rosa Weber suspende convocação de governadores pela CPI da Pandemia

Rosa Weber suspende convocação de governadores pela CPI da Pandemia
Com decisão da ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF); na utima segunda-feira (21) informou que está suspensa as convocações de governadores determinadas pela Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia.

De acordo com anuncio da decisão, tomada devido a recurso protocolado pelos governadores para evitar os depoimentos. Contudo,  a ministra, os chefes do Executivo local devem prestar contas perante as assembleias legislativas ou ao Tribunal de Contas da União (TCU), jamais perante o Congresso Nacional.

Além disso, durante decisão a menistra informa que; “Tenho por suficientemente evidenciado, pelo menos em juízo preliminar, fundado em cognição sumária inerente aos pronunciamentos judiciais cautelares, que a convocação de governadores de estado pelo órgão de investigação parlamentar do Senado Federal (CPI da Pandemia), excedeu os limites constitucionais inerentes à atividade investigatória do Poder Legislativo”, decidiu.

Ainda assim, a ministra ressaltou que a CPI pode convidar os governadores para participarem das sessões da CPI, mas de forma voluntária. A liminar proferida por Rosa Weber será colocada para ser referendada pelos demais ministros em uma votação eletrônica que terá início na quinta-feira (24).

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

Veja também: OMS anuncia transferência tecnológica para que África fabrique vacinas
O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.