Risco de meningite em cidade baiana

Risco de meningite em cidade baiana

A prefeito do município de Presidente Tancredo Neves, no Sul da Bahia, suspendeu por uma semana as aulas nas escolas municipais por suspeito de um surto de meningite C. O decreto ordena a suspensão das aulas a partir de quarta-feira (6) até 13 de julho. Há recomendação para que as escolas particulares também fechem as portas neste período.

De acordo com o documento que foi publicado nesta terça-feira (5), três casos foram confirmados em laboratório nos últimos oito dias na cidade, além de duas mortes. No decreto, Valdemir de Jesus Mota, prefeito do município, diz levar em consideração que “no momento atual em nosso município, estamos diante de uma suspeita de surto de meningite meningogócica do tipo C”. Ele diz também que “a época atual corresponde ao período de chuvas na região do município, o que impõe a manutenção de portas e janelas das escolas constantemente fechadas, o mesmo ocorrendo com o transporte escolar público”.

Notícias relacionadas:

Bahia registra meningite em 2016

Antes de viajar é preciso tomar vacinas

A meningite tem alto grau de contágio em ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como nas escolas, por exemplo. Por este motivo, o prefeito decidiu seguir a recomendação da Secretaria Municipal de Saúde e os órgãos públicos e privados que evitem este tipo de aglomeração em ambientes fechados.

As escolas particulares resolveram seguir a recomendação e suspenderam as aulas no mesmo período que as escolas municipais.

De acordo com a secretária de saúde do município, Tânia Argolo, a prefeitura tem feito  divulgação de informações sobre a enfermidade, com uso de mídias sociais, carro de som, entre outros meios, além da mobilização de profissionais de saúde, como forma de “alertar a população”. Conforme dados da secretaria de saúde do Estado (Sesab), de janeiro a junho deste ano ocorreram 150 casos de meningite, com 15 óbitos. Os principais sintomas da enfermidade são dor de cabeça, febre e vômito.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.