Retorno de segurados ao trabalho

IMAGEM_NOTICIA_5 (23)Os segurados do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) que receberem auxílio-doença não precisarão mais passar por nova perícia para voltarem a trabalhar. De acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União da última sexta-feira (26), o perito que conceder o auxílio já deve prever o prazo necessário para o trabalhador se recuperar da doença.

Atualmente, o segurado precisa passar por nova perícia, o que pode ultrapassar o prazo inicialmente previsto para o auxílio. A nova medida busca agilizar o retorno ao trabalho e desafogar o setor de perícias do órgão.

Notícias relacionadas 

Mais de 60% não prepara à aposentadoria

Benefícios de aposentadoria

Segundo a Agência Brasil, o dispositivo permite também que o segurado que tiver o benefício negado ou que não se sentir preparado para retornar ao serviço no prazo dado na perícia inicial peça uma nova perícia em outra instância. Antes, pela reconsideração, o beneficiário poderia ser reavaliado pelo mesmo perito, o que diminuía consideravelmente a chance de reversão da decisão.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.