Reprogramação mental

Reprogramação mental

mulher-com-mao-na-cabeca

Reprogramação mental

Como estão os seus pensamentos? Eles têm contribuído para a conquista de seus objetivos e de sua qualidade de vida? Essa é uma reflexão proposta pela chamada teoria Mindset, palavra que, cada vez mais, vem se popularizando, especialmente em áreas ligadas ao marketing (digital), administração e psicologia financeira. Traduzindo ao pé da letra, mindset significa mente configurada, ou configuração da mente.

Quando falamos em configuração da mente, podemos também falar em atitude mental, maneira de pensar, paradigma e crenças.  Na psicologia, entendemos crenças como um conjunto de pensamentos que governam outros pensamentos ou a interpretação de estímulos e situações externas.

Tido como um modo de ver o mundo, o mindsete se baseia na biologia, linguagem, cultura e experiência pessoal do ser humano. Essa ferramenta, muito utilizada por empresários para um melhor rendimento no trabalho, também pode ser útil no nosso dia a dia.

Segundo a coach Joana D’arc, é possível trabalhar os pensamentos ao nosso favor. A partir das nossas experiências, da forma como nos comunicamos e de nossas referências, construímos nosso modelo interno de ver o mundo. “Essas referências vão originar os nossos comportamentos e atitudes. Os estudos comprovam que tem pessoas que possuem um mindsete, um modelo mental de expansão e de crescimento e outras têm um modelo mais fixo.”, explica.

É a partir do autoconhecimento e do entendimento da nossa própria história que identificamos se nos comportamos a partir de um modelo fixo ou expandido. Joana, afirma, que as pessoas que se comportam de acordo com o modelo fixo, não creditam na possibilidade de evoluir e de crescer e preferem atuar em uma zona de conforto, onde, muitas vezes, estacionam na vida.

Por outro lado, pessoas que se enquadram no modelo expandido, não se prendem a generalizações e creem que tudo pode ser diferente. Para Joana D’arc, nossa vida pode ser transformada, a partir de uma reprogramação desse modelo fixo, que tende a nos puxar sempre para baixo.

A partir dessas explicações, será que você consegue identificar qual o seu modelo mental? Será que você se posiciona positivamente em relações aos desafios, acreditando que podem ser uma oportunidade de conquistar o que deseja, ou procura evitá-los, por medo?

Saiba mais sobre os tipos e características propostas pela Teoria Mind Set, no áudio abaixo:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *