Remédio para Alzheimer também tem efeito contra doença de Chagas

Remédio para Alzheimer também tem efeito contra doença de Chagas

Um estudo realizado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP e publicado no dia 19 de setembro na revista científica PLOS Neglected Tropical Diseases concluiiu que A memantina, medicamento utilizado em pacientes com Alzheimer, pode ser eficaz para o tratamento da doença de Chagas.

A substância é capaz de matar o Trypanosoma cruzi. Geralmente a doença é  transmitida  através de picadas do inseto barbeiro contaminado com o referido parasita.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que o número atual de pessoas infectadas pelo Trypanosoma cruzi seja entre 6 e 7 milhões, a maioria na América Latina.

O professor Ariel M. Silber, é o  coordenador do estudo. Ele diz que o próximo passo do estudo  é verificar se os dados levantados permitem que seja realizado um ensaio clínico, ou seja, um estudo para testar se o tratamento com memantina teria o mesmo efeito em seres humanos.

A doença de Chagas faz parte das chamadas “doenças negligenciadas”, categoria que abarca um conjunto de enfermidades tratáveis e curáveis, porém endêmicas em populações de baixa renda. Por atingirem sobretudo grupos com pouco poder aquisitivo, despertam menos interesse na indústria farmacêutica.

Fonte: USP

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *