Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Doenças de Chagas

Estão abertas as inscrições para o Seminário Estadual de Doenças de Chagas

De 9 a 11 de julho acontece na cidade de Barreiras no Instituto Federal da Bahia o Seminário Estadual de Doenças de Chagas. As inscrições estão abertas e vai até o dia 03 de julho. O Seminário tem o objetivo de discutir estratégias conjuntas para o fortalecimento das ações de vigilância, assistência e controle vetorial.

Os interessados podem se inscrever gratuitamente no link Já as inscrições dos trabalhos a serem apresentados durante o evento vão ocorrer entre os dias 10 e 22 junho. Mas, o interesse em submeter trabalhos deve ser registrado durante a inscrição no evento, pois os candidatos receberão as normas para submissão de trabalhos via e-mail.

De acordo com o coordenador de Doenças de Transmissão Vetorial (CDTV), Gabriel Muricy, a Bahia possui 97 municípios classificados como de alto risco para transmissão vetorial da doença de Chagas, que é causada por um inseto, popularmente conhecido como Barbeiro.  Ainda segundo Gabriel a  taxa de mortalidade pela doença no estado é a quarta maior no país, com média anual de 624 óbitos. Dos 97 municípios, cerca de 30 fazem parte da região de Barreiras.

O público-alvo são pesquisadores e  técnicos de referência do Programa de Controle da Doença de Chagas das regionais e municípios prioritários.

doença de Chagas (ou Tripanossomíase americana) é a infecção causada pelo protozoário Trypanosoma cruzi. Apresenta uma fase aguda (doença de Chagasaguda – DCA) que pode ser sintomática ou não, e uma fase crônica, que pode se manifestar nas formas indeterminada, cardíaca, digestiva ou cardiodigestiva.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.