Programa Saúde no Ar - Semana de Cardiologia

Nesta segunda- feira (22/04) no Programa Saúde no Ar, iniciando uma serie de debates sobre doenças cardíacas, com a presença do Coordenador do programa de residência médica em cardiologia do Hospital Ana Nery, Dr. Cláudio das Virgens, do cirurgião cardíaco e coordenador do serviço de cirurgia cardiovascular do Hospital da Bahia e do núcleo de pesquisa do Hospital Ana Nery, Dr. Marcos Guedes, e o colunista do saúde e cidadania, Ezequiel Oliveira.
Exibido pela Rádio Excelsior da Bahia e Rádio Web Saúde no ar o programa tem o comando de Patrícia Tosta.

Essas foram as informações de maior destaque:

As doenças cardíacas são as que mais matam no mundo: infarto,  AVC, doenças de Chagas, insuficiência cardíaca, morte súbita, hipertensão entre outras.

Segundo o Dr.Claudio das Virgens, existe a estimativa que essas doenças matam 17 milhões de pessoas no mundo. “No Brasil temos uma média de um milhão de mortes por ano, um terço (300 mil mortes) são devidas as doenças cardiovasculares, dessas 300 mil mortes, 110 mil por Infarto e 99 mil por AVC”, afirmou.

16% dos pacientes que chegam aos hospitais na emergência com dor no peito podem ter infarto agudo do miocárdio. As placas de colesterol reduzem o fluxo de sangue. Quanto mais tempo a artéria ficar obstruída maior a chance de óbitos ou de complicações graves.

“Uma vez sentindo dor no peito, ( palpitação, desconforto, tremor) procurem uma emergência”, aconselha o especialista.

As taxas de mortalidade dos pacientes residentes em Salvador é de 5% a 6%. Nas cidades do interior do estado a taxa é de
34%. Os dados evidenciam a falta de qualidade do atendimento médico nas cidades e mostra a necessidade de descentralização do atendimento.

Os Acidentes Acidentes Vasculares Cerebrais – AVC, conhecido pelo nome popular de derrame é causado por pequenos coágulos que entopem os vasos. A identificação do problema e o uso de anticoagulantes reduzem em até 64% o risco de ter um AVC e 26% de morrer.

Perguntado por Ezequiel de Oliveira qual seria o “dever de casa” para evitar as doenças cardíacas, o coordenador do programa de residência médica em cardiologia do Hospital Ana Nery, Dr. Cláudio das Virgens deu a “receita”:

“Prevenção das doenças basicamente passa pela educação dos filhos: evitar gorduras, excesso de carboidratos, estimular atividades física, evitar o consumo de refrigerantes, tabagismo, uso de drogas. Educar dentro dos valores éticos ( gratidão, fraternidade, respeito ao próximo e a si mesmo) Alimentos saudáveis: verduras, frutas, proteína. Avaliar a pressão arterial (“boa parte da população tem hipertensão e não sabe) avaliar a glicemia (o controle previne diabetes), perda de peso ( melhora o controle da pressão e do açúcar)”.

 

Nesta terça- feira, (23/04)  a Semana de Cardiologia prossegue  e o programa terá o tema :  “Arritmia do coração. O que eu preciso saber ?”  Com a participação de Luiz Holanda, Coordenador do serviço de aritmologia do Hospital da Bahia.

Programa exibido na Rádio Excelsior AM 840, e Rádio Web Saúde no ar, de segunda a sexta  das 08h às 09h, com o comando, Patrícia Tosta.

Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *