Programa Saúde no Ar - Semana de Cardiologia

Programa Saúde no Ar - Semana de Cardiologia
As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no mundo: mais pessoas morrem anualmente por essas enfermidades do que por qualquer outra causa.
Estima-se que 17,7 milhões de pessoas morreram em 2015, representando 31% de todas as mortes em nível global. Desses óbitos, estima-se que 7,4 milhões ocorrem devido às doenças relacionada ao coração e 6,7 milhões devido a acidentes vasculares cerebrais (AVCs).
Mais de três quartos das mortes ocorrem em países de baixa e média renda. Das 17 milhões de mortes prematuras (pessoas com menos de 70 anos) por doenças crônicas não transmissíveis, 82% acontecem em países de baixa e média renda e 37% são causadas por doenças cardíacas.
Uma grande parte dos casos pode ser  prevenido por meio da abordagem de fatores comportamentais de risco – como o uso de tabaco, dietas não saudáveis e obesidade, falta de atividade física e uso nocivo do álcool –, utilizando estratégias para a população em geral.
Para as pessoas com doenças cardiovasculares ou com alto risco cardiovascular (devido à presença de um ou mais fatores de risco como hipertensão, diabetes, hiperlipidemia ou doença já estabelecida) é fundamental o diagnóstico e tratamento precoce, por meio de serviços de aconselhamento ou manejo adequado de medicamentos. Fonte: OPA – Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS)  – Dados de 2017.
De (22) a a 26 de abril o Programa Saúde no ar, da Rádio Excelsior da Bahia AM,840, e Rádio Web Saúde no Ar, realiza uma série de entrevistas com diversos assuntos tendo como o tema: As doenças do coração – Diagnósticos, prevenções e tratamentos.
O leitor do Portal  e ouvintes, poderão fazer perguntas ou narrar situações relacionadas ao tema e  enviar um áudio via WhatsApp.
Participe pelo telefone (71) 3328-7666 e WhatsApp (71) 99681-3998.
Os áudios selecionados pela produção serão divulgados durante o programa.
Programação da Semana de Programas sobre cardiologia. Assuntos abordados, data e convidados:
Semana de entrevistas no Programa Saúde no Ar. Tema:  Cardiologia
Programa Saúde no Ar – Rádio Excelsior da Bahia AM e Rádio Web Saúde no Ar –  horário das 08h às 09h.  Com o comando de Patrícia Tosta,
PROGRAMAÇÃO:
22/04-  – DOENÇA CORONARIANA  -Dr.-Cláudio das Virgens -Coordenador do programa de residência médica em Cardiologia do HAN- Hospital Ana Nery
23/04  ARRITIMIA DO CORAÇÃO O QUE EU PRECISO SABER – Luiz Holanda, coordenador do serviço de Arriutimologia do Hospital da Bahia
24/04- DOENÇA DE CHAGAS – Rodrigo Morel -Coordenador da UTI do hospital Ana Nery e coordenador da clínica médica do hospital São Rafael rede dor
25/04- INSUFICIÊNCIA CARDÍACA – Márcia Noya -Coordenadora da cardiologia do hospital São Rafael rede dor
26/04-HIPERTENSÃO ARTERIAL – EMERSOM PORTO – Presidente da SBC – Sociedade Brasileira de Cardiologia – Regional Bahia e  Coordenador da UTI da FBC- Fundação Baiana de Cardiologia
PARTICIPAÇÃO : DO CIRURGIÃO CARDÍACO – DR. MARCO GUEDES –  Além dos profissionais citados, teremos a participação do cirurgião cardíaco, Dr. Marco Guedes.
Redação:  Jorge Roriz

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *