Fotos: Ana Paula Nobre
Na última quinta-feira (19), o Campo Grande se transformou em um grande espaço de acolhimento e práticas terapêuticas. Durante todo o dia, vários profissionais de saúde participaram da 4ª edição da feira ‘Enfermagem na Praça’.
Tendo início às 9h da manhã, pessoas de diversos locais da capital baiana fizeram alguns exercícios de Lian Gong em 18 técnicas, conduzidos pelo médico acupunturista Alberto Molteni. A técnica oriental alia alongamentos e respiração.
Logo após, o coral Cantos e Encantos e o grupo Encantaria fizeram a abertura solene, regido pelo professor Gilmar. Na sequência, deram início às palestras e práticas integrativas, onde o público pode receber massagem, reflexologia podal e sessões de reiki.
Para Maria Luisa Castro, presidente do Conselho Regional de Enfermagem, “a medicina complementar integrativa é um novo modelo de se fazer saúde já praticado por nossos ancestrais. Esse espaço foi preparado para conversas e trocas de experiências”.
Também foram oferecidos esclarecimentos e orientações sobre o combate a dengue, zika e chikungunya, combate a violência contra a mulher, saúde do homem, além de debaterem sobre o uso de drogas.
Foram montadas tendas com panfletos, cartazes e folders explicativos sobre a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde (SUS), que completa 10 anos. Representantes do Conselho Regional de Enfermagem da Bahia (Coren-BA) estiveram presentes, comemorando a 77ª Semana Brasileira de Enfermagem.
Durante todo o mês de maio, serão desenvolvidas ações na Semana Brasileira de Práticas Integrativas e Complementares (PIC) no Sistema Único de Saúde (SUS) com o tema “Direito de cuidar e ser cuidado”. O município de Lauro de Freitas receberá as atividades no dia 1º de junho, das 8h às 17 horas, na Praça do Campus da Unime.
Redação Saúde no Ar*
Ana Paula Nobre