Poliomelite: 66% das crianças ainda não se vacinaram

Com a meta do Ministério da Saúde, de vacinar 95% do público-alvo contra a poliomelite até esta sexta-feira (9). O país tem apenas 34,4% do público da Campanha Nacional de Vacinação vacinado.

A campanha que se encerra nesta sexta-feira é para crianças entre seis meses e 4 anos 11 meses e 29 dias de idade. De acordo com dados do MS, até o momento, houveram 3,9 milhões de doses aplicadas. Contudo, com a meta de imunizar 11,5 milhões de crianças. Mais de 7,5 milhões, ainda não receberam a vacina da contra a paralisia infantil.

“Esse é um problema do mundo inteiro. A cobertura vacinal tem caído. Durante a pandemia essa queda foi mais acentuada em face da tragédia sanitária decorrente da pandemia da covid-19. A estratégia que nós usamos é essa: é conversar com a população brasileira e esclarecer sobre a importância das vacinas do nosso calendário de vacinação, sobretudo para as crianças”, ressaltou o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, à época do lançamento da campanha em agosto.

O Brasil é considerado um país livre da pólio desde 1994, mas com a baixa adesão vacinal, médicos alertam para os riscos de volta da doença, especialmente após o registro de novos casos no exterior em países como os Estados Unidos e Israel.

Além da VIP (Vacina Inativada Poliomielite), outras 17 vacinas estão disponíveis para crianças e adolescentes até 15 anos atualizarem a caderneta de vacinação em todo o Brasil.

 

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe