Planos de saúde perdem 283 mil clientes em dois meses de pandemia

Planos de saúde perdem 283 mil clientes em dois meses de pandemia

Segundo dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementa (ANS), os planos de saúde no Brasil, totalizaram a perda de 283 mil clientes durante os meses de março e maio, período em que os casos de coronavírus se espalharam pelo país. No balanço divulgado, em maio o número de beneficiários caiu para 46,829 milhões de pessoas, contra 47,113 milhões no final de março.

Os planos de saúde vem perdendo clientes desde 2015, em 2019 foram 60,4 mil clientes a menos. Apesar dos números a Agência avalia um cenário estável entre os meses de abril e maio. O único segmento dos planos de saúde a registrar alta no número de cliente foi exclusivamente odontológico, registrando 25,373 milhões de beneficiários. Os números a ANS mostram ainda que existem atualmente 739 operadoras em atividades no país com 17.692 planos ativos.

“No geral, o setor manteve a tendência de estabilidade, com pequenas oscilações em relação aos meses anteriores. Cabe ressaltar que os números podem sofrer modificações retroativas em função das revisões efetuadas pelas operadoras”, afirmou a agência, em nota. Também por meio de nota, a Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) ressalta que “o cenário econômico do Brasil é o principal motivo para a redução do número de beneficiários, visto que o setor é diretamente impactado pelo número de empregos formais e renda da população.” Veja tabela completa dos planos no site da ANS.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *