Pílula contraceptiva masculina

Pílula contraceptiva masculina

Os pesquisadores da Universidade de Wolverhampton, no Reino Unido, desenvolveram um composto que faz os homens se tornarem temporariamente inférteis, “desligando” a habilidade dos espermatózoides de nadarem. Os ingleses sintetizaram em laboratório um composto invasor que consegue penetrar na célula reprodutiva masculina e desativar a proteína que faz a cauda dos espermatozóides se mover — logo, se eles não conseguem nadar, não conseguem chegar ao óvulo, impedindo a fertilização. A pesquisa foi revelada pelo jornal britânico “Daily Mail”.

A projeção é que o composto seja disponibilizado em pílulas ou spray nasal. O homem poderia usar o recurso alguns minutos antes da relação sexual. Os pesquisadores acreditam que seus efeitos acabariam dentro de dias, o que significa que o usuário logo se tornaria fértil de novo. Portanto, a ação seria diferente dos contraceptivos nas mulheres, às quais recomenda-se a interrupção do tratamento por alguns meses antes de uma gravidez desejada. Mas o professor John Howl, cientista da Universidade de Wolverhampton que lidera o estudo, ressalta que ainda é cedo para definir as formas de aplicação da substância.

Notícias relacionadas

Anticoncepcional masculino

Prescrição médica anticoncepcional

Foram realizados testes em espermas bovinos e humanos. Howl afirmou que os testes em animais devem ser iniciados em dois ou três anos. Como normalmente são necessários de três a cinco anos para que uma nova droga seja colocada no mercado após experimentos, o anticoncepcional pode já estar disponível em 2021.

Redação Saúde no Ar

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.