PF investiga compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste

PF investiga compra de ventiladores pulmonares pelo Consórcio Nordeste

Nesta terça-feira (26), a Polícia Federal deflagrou a Operação Cianose, que investiga a contratação de empresa para o fornecimento de 300 ventiladores pulmonares; durante o primeiro pico da pandemia de covid-19 no Brasil, pelo Consórcio Nordeste – integrado por governos de estados dessa Região.

De acordo com as investigações, o processo de aquisição desses materiais teve diversas irregularidades; como o pagamento antecipado de seu valor integral, sem que houvesse no contrato qualquer garantia relativa a eventual inadimplência por parte da contratada. Até o momento nenhum respirador foi entregue.

Na ação houve o cumprimento de 14 mandados de busca e apreensão; em quatro diferentes unidades da federação (Distrito Federal, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia) todos expedidos pelo Superior Tribunal de Justiça.

Dessa forma, os investigados podem responder pelos crimes de estelionato em detrimento de entidade pública, dispensa de licitação sem observância das formalidades legais e lavagem de dinheiro.

 

 

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.