Pesquisa inédita no Brasil busca novas variantes da covid-19

Pesquisa inédita no Brasil busca novas variantes da covid-19

Com a plataforma NVAP (New Variant Assessment Platform), criado pelo governo britânico, o Brasil é o próximo país a conduzir um estudo de abrangência nacional a respeito do coronavírus dentro da plataforma. A iniciativa visa ajudar outros países a ampliar a capacidade de sequenciamento genômico do vírus.

Assim, o estudo realizado em parceria com a Rede Corona-Ômica do MCTI (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações); será a maior iniciativa de vigilância genômica já conduzida no Brasil e deve identificar as variantes e subtipos que circulam nos 27 Estados brasileiros; para ajudar a entender a transmissão do Sars-CoV-2 dentro do território nacional.

Com financiamento da UKHSA (Agência Nacional de Segurança em Saúde do Reino Unido); a pesquisa conta com o apoio de pesquisadores de diferentes universidades federais brasileiras e do Grupo Pardini; rede de medicina diagnóstica que vai disponibilizar os testes positivos coletados em mais de 6 mil laboratórios próprios e parceiros.

Dessa forma, a meta da equipe é sequenciar o genoma completo do Sars-CoV-2 de cerca de 5.000 amostras do laboratório coletadas por mês, durante aproximadamente 6 meses.

 

Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.