Os muitos sintomas de Covid-19

Os muitos sintomas de Covid-19

Para uma enfermeira do Texas, o primeiro sinal de que algo estava errado aconteceu ao escovar os dentes – ela não sentia o gosto da pasta de dente. Para um advogado da Geórgia, estava atingindo uma parede de fadiga em uma corrida normalmente fácil. Quando um professor de Wisconsin adoeceu em junho, ele pensou que uma refeição ruim tinha perturbado seu estômago.

Mas, eventualmente, todas essas pessoas descobriram que seus múltiplos sintomas eram todos sinais de Covid-19. Alguns dos sintomas comuns – tosse seca, dor de cabeça – podem começar de forma tão leve que a princípio são confundidos com alergias ou resfriado. Em outros casos, os sintomas são tão incomuns – dor estranha na perna, erupção cutânea ou tontura – que os pacientes e até mesmo seus médicos não acham que Covid-19 poderia ser o culpado.

Com mais de 18 milhões de casos de coronavírus em todo o mundo, uma coisa é certa: os sintomas são variados e estranhos, podem ser leves ou debilitantes, e a doença pode progredir, da cabeça aos pés, de formas imprevisíveis.

Apesar de centenas de estudos publicados sobre os sintomas de Covid-19 , o quão comum é qualquer sintoma depende do grupo de pacientes estudado. Os pacientes em hospitais geralmente apresentam sintomas mais graves. Pacientes mais velhos são mais propensos a ter problemas cognitivos. Pacientes mais jovens são mais propensos a ter doença leve e erupções cutâneas estranhas.

“O problema é que depende de quem você é e de quão saudável você é”, disse o Dr. Mark A. Perazella, especialista em rins e professor de medicina na Escola de Medicina de Yale. “É tão heterogêneo, é difícil dizer. Se você for saudável, provavelmente terá febre, dores, sintomas nasais, tosse seca e se sentirá mal. Mas haverá os estranhos que são desafiadores e aparecem com alguns sintomas e nada mais, e você não suspeita de Covid. ”

A enfermeira do Texas que não sentia o gosto da pasta de dente disse que ela desenvolveu febre, dores “horríveis” no corpo e tosse no dia seguinte. Seus sintomas duraram cinco dias. (Ela e muitos outros entrevistados pediram que seus nomes não fossem usados ​​para proteger sua privacidade médica ou para proteger suas famílias do estigma da Covid-19.)

Anosmia, a perda do olfato que também costuma ser acompanhada por uma perda do paladar, é vista como um sintoma definidor. Em um estudo com 961 profissionais de saúde testados para Covid-19, a anosmia foi o sintoma mais preditivo, mas não era infalível. Apenas metade das pessoas que relataram ter perdido o olfato ou o paladar tiveram resultados positivos, disse o Dr. Brian Clemency, principal autor do estudo e professor associado do departamento de medicina de emergência da Escola de Medicina e Ciências Biomédicas Jacobs da Universidade de Buffalo .

Mesmo um sintoma tão comum como a febre pode ser complicado ao tentar prever se um paciente pode ter Covid-19. Embora muitas empresas estejam fazendo verificações de febre para triagem de Covid-19, muitos pacientes de Covid-19 nunca apresentam febre. Em um estudo europeu com 2.000 pacientes Covid-19 com doença leve a moderada, 60% nunca tiveram febre. No estudo da University at Buffalo, menos de um em cada três pacientes com febre também testou positivo para Covid-19.

Fonte: Tara Parker-Pope ,New York Times – Traduzido do inglês

#Campanha Vidas Importam

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *