Os benefícios do ácido retinoico

Os benefícios do ácido retinoico

retinoicoDerivado da vitamina A, o ácido retinoico é um dos compostos mais estudados para tratamento tópico do envelhecimento da pele, seja por determinação genética (o intrínseco), ou pela exposição solar (o envelhecimento extrínseco). Para os especialistas, os retinóides são das poucas substâncias com incontestável eficácia para o tratamento da pele fotoenvelhecida, por atuarem através de ligação a receptores nucleares específicos nas células da pele, e assim exercerem suas funções terapêuticas. 

O ácido retinoico é indicado, principalmente, no tratamento dos sinais do fotoenvelhecimento, que incluem: rugas finas, hiperpigmentação, manchas, sardas, aspereza, e irregularidades na textura pele. A radiação ultravioleta do sol estimula a produção de substâncias que danificam o colágeno da pele, causando o aparecimento de todos esses sinais, e o ácido retinoico ajuda a repará-lo, além de estimular a produção de colágeno novo. 

Além disso, ele também pode ser usado em alguns outros tratamentos. Em altas concentrações o produto melhora muito o aspecto das estrias, principalmente as recentes (vermelhas). 

Ele é muito usado no tratamento da acne complementando os demais tratamentos e apesar de não curar completamente o excesso de oleosidade da pele, ameniza o problema e costuma ter uma ação bastante duradoura, após o tratamento. Nas pessoas com acne, os poros da pele entopem com maior facilidade o que leva à formação dos cravos (comedões) e espinhas.Isso por que ocorre a queratinização anormal dos poros, ou seja, um excesso de queratina em suas paredes internas, fechando-os. O ácido retinóico normaliza a queratinização dentro dos poros e impede esse entupimento, evitando o aparecimento de novas lesões de acne. Melhora a textura da pele, o que ajuda também no tratamento das cicatrizes de acne. 

É utilizado na forma de cremes, géis, loções, sérum e, quando mais concentrado, aplicado na forma de pelling, muitas vezes seriados, ou seja, aplicados uma vez por semana, pelo dermatologista no consultório. 

O pelling químico com ácido retinóico também é indicado para tratamento de manchas, como o melasma, em concentrações entre 5% e 10%. Em geral, é feita uma aplicação semanal, durante cinco semanas, com aumento progressivo da concentração, a cada semana. É usado também no controle da acne, oleosidade, melhora de rugas finas, melasma e outras manchas escuras da pele. 

Fonte: Minha Vida

A.V.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *