Consulta global de pesquisa convocada pelo R&D Blueprint da Organização Mundial de Saúde (OMS) reuniu mais de 500 especialistas e mais de 2.000 participantes para discutir lacunas de conhecimento e prioridades de pesquisa para a varíola; tendo em vista os recentes surtos da doença em países endêmicos e não endêmicos.
Assim, pesquisadores e especialistas de alto nível de todo o mundo se reuniram virtualmente por dois dias para revisar as evidências disponíveis a respeito do vírus; bem como sua dinâmica de transmissão; as características clínicas; Uma pesquisa em Saúde; envolvimento da comunidade; e contramedidas para a gestão da doença, incluindo cuidados clínicos, tratamentos e vacinas. Eles concordaram com a necessidade de contramedidas eficazes.
De acordo com a equipe, o controle aprimorado da varíola dos macacos em países endêmicos é fundamental para lidar com o aumento da incidência da doença e controlar as importações e surtos em outros lugares.
Além disso, especialistas destacaram a necessidade de estudos acelerados para melhor compreender a epidemiologia da doença; suas consequências clínicas e o papel de vários modos de transmissão. Bem como, a implementação imediata de atividades de saúde pública; – como comunicação de informações de prevenção, vigilância aprimorada de doenças, rastreamento de contatos, isolamento de casos e atendimento otimizado de pessoas com o vírus; – Assim, deve ser usada para limitar a propagação e ajudar as pessoas afetadas, não importa onde estejam .