OMS diz que varíola dos macacos continua sendo emergência de saúde global

O Comitê de Emergências da agência da ONU disse nesta terça-feira (1º) que o surto de varíola dos macacos continua a representar uma emergência de saúde global, que é o nível mais alto de alerta da Organização Mundial da Saúde.

O rótulo da OMS, uma “emergência de saúde pública de importância internacional (PHEIC)”. Visa desencadear uma resposta internacional coordenada e pode desbloquear financiamento para colaborar no compartilhamento de vacinas e tratamentos.

No mês de julho, a OMS disse que o rápido surto de varíola dos macacos representava uma emergência de saúde global.

A Monkeypox, ou varíola dos macacos é uma doença causada pelo Monkeypox vírus. Tendo entre os sintomas: Erupções cutânea ou lesões de pele, Adenomegalia – Linfonodos inchados (ínguas). Bem como,  Febre, Dores no corpo, Dor de cabeça, Calafrio e Fraqueza.

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias.

 

Campanha Vidas Importam

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe