Obras Sociais Irmã Dulce - O milagre continua

Obras Sociais Irmã Dulce - O milagre continua

Nesta sexta-feira, 18 de outubro, no Programa Saúde no ar da Rádio Excelsior da Bahia AM, 840, e Rádio Web Saúde no ar, Patrícia Tosta entrevistou a gestora de Saúde das Obras Sociais Irmã Dulce, Lucrécia Savernini e o Colunista de Saúde e Cidadania do Portal Saúde no Ar, Ezequiel Oliveira.

Tema: Obras Assistenciais Irmã Dulce (OSID) – O Milagre Continua!

 

Instituição filantrópica de fins não econômicos, as Obras Sociais Irmã Dulce (OSID) abrigam atualmente um dos maiores complexos de saúde com atendimento 100% gratuito do Brasil, com cerca de 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais realizados por ano na Bahia. Entre o público atendido pela OSID, estão pacientes oncológicos, idosos, pessoas com deficiência e com deformidades craniofaciais, crianças e adolescentes em situação de risco social, dependentes de substâncias psicoativas, pessoas em situação de rua e demais usuários do Sistema Único de Saúde. Fundada em 26 de maio de 1959, por Irmã Dulce, a organização conta com um perfil de serviços único no país, distribuídos em 21 núcleos que prestam assistência à população de baixa renda nas áreas de Saúde, Assistência Social, Pesquisa Científica, Ensino em Saúde, Ensino Fundamental e na preservação e difusão da memória de sua fundadora. A entidade é reconhecida como instituição de utilidade pública nos âmbitos municipal, estadual e federal e cadastrada no Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS).

 

A OSID é fruto da trajetória de amor e serviço da religiosa baiana, conhecida como o Anjo Bom da Bahia, que peregrinou durante mais de uma década em busca de um local para abrigar pobres e doentes recolhidos das ruas de Salvador. As raízes da instituição datam de 1949, quando Irmã Dulce, sem ter para onde ir com 70 doentes, pediu autorização a sua superiora para abrigar os enfermos em um galinheiro situado ao lado do Convento Santo Antônio, na capital baiana. O episódio fez surgir a tradição de que o maior hospital da Bahia nasceu a partir de um simples galinheiro.

 

MAIS SAÚDE – Instalada em Salvador, na Avenida Dendezeiros do Bonfim, no bairro do Bonfim (Cidade Baixa), está hoje a sede das Obras Sociais Irmã Dulce. O local, também conhecido como Complexo Roma, abriga atualmente, em seus 40 mil metros quadrados de área construída, 20 dos 21 núcleos da entidade, incluindo um total de 954 leitos hospitalares, para o atendimento de patologias clínicas e cirúrgicas. Desses núcleos, 19 apresentam atuação na Saúde, a exemplo do Hospital Santo Antônio, do Centro Geriátrico, Hospital da Criança, Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Centro de Acolhimento à Pessoa com Deficiência, Centro Especializado em Reabilitação e do Centro de Acolhimento e Tratamento de Alcoolistas, entre outros.

 

Somente no Complexo Roma, são contabilizados por ano 2,2 milhões de procedimentos ambulatoriais. Ainda na sede das Obras Sociais, local que atende diariamente cerca de 2 mil pessoas, são realizadas por ano 12 mil cirurgias, além de 18 mil internamentos. Atualmente, mais de 4,3 mil profissionais trabalham na organização em toda a Bahia. Já em Salvador, no Complexo Roma, são 3 mil funcionários, incluindo 300 médicos, além de cerca de 300 voluntários.

 

A atenção integral, multidisciplinar e humanizada é uma das características do atendimento prestado pelas Obras Sociais Irmã Dulce. São ações que cobrem todo o espectro da assistência à saúde e que incluem atenção básica, cerca de 40 especialidades médicas, exames laboratoriais e de bioimagem, internação, cirurgias de alta complexidade e reabilitação. Destaque também para o Centro de Pesquisa Clínica e o Centro de Ensino e Pesquisa Professor Adib Jatene, unidades dedicadas às áreas de Pesquisa e Ensino em Saúde. Como hospital escola, a OSID oferece ainda internato de Medicina e 19 programas em residências médicas, além da Residência Multiprofissional em Atenção à Saúde do Idoso e Residência em Odontologia.

 

LEGADO SOCIAL – Também em Salvador está o 20º núcleo da OSID, o Memorial Irmã Dulce (MID), uma exposição permanente sobre a vida e o legado da fundadora da instituição. O hábito usado pela religiosa, fotografias, documentos e objetos pessoais podem ser vistos no Memorial, que ainda preserva intacto o quarto de Irmã Dulce, onde está a cadeira na qual ela dormiu por mais de trinta anos por conta de uma promessa. Inaugurado em 1993, um ano após a morte da freira baiana, o núcleo está situado em um prédio anexo ao Convento Santo Antônio, na sede das Obras (Avenida Dendezeiros do Bonfim). Com entrada franca, o MID está aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 17h. A visita ao memorial se estende ainda ao Santuário de Irmã Dulce, situado também ao lado da sede da OSID e onde está localizado o túmulo do Anjo Bom da Bahia.

 

Já no município de Simões Filho, na Região Metropolitana de Salvador, funciona o 21º núcleo das Obras Sociais, o Centro Educacional Santo Antônio (CESA), unidade que atende, em parceria com as Secretarias de Educação do Estado e do Município de Simões Filho, 780 crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Fundada em 1964 por Irmã Dulce, a unidade nasceu como um orfanato em que a freira baiana abrigava meninos sem referência familiar. Atualmente, o CESA é uma escola de tempo integral, com um modelo de ensino que engloba o Ensino Fundamental I e II (do primeiro ao nono ano). O centro oferece ainda acesso a arte-educação, inclusão digital, atividades esportivas, assistência odontológica, alimentação, fardamento e material escolar gratuitos. O local conta também com uma unidade de sustentabilidade, o Centro de Panificação, responsável pela produção e comercialização de variados tipos de pães, panetones e outros produtos.

 

UNIDADES EXTERNAS – Além dos 21 núcleos pertencentes à instituição, a OSID atua ainda na gestão de unidades externas de saúde, sendo responsável hoje pela administração de três complexos hospitalares públicos, todos localizados na Bahia e vinculados ao Governo do Estado: Hospital do Oeste (Barreiras), Hospital Eurídice Sant’anna (Santa Rita de Cássia) e Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (Irecê). A entidade responde também pelo Centro de Convivência Irmã Dulce dos Pobres, localizado no Centro Histórico de Salvador, que tem como foco a assistência às pessoas em sofrimento psíquico e em vulnerabilidade social, incluindo usuários de substâncias psicoativas e pessoas em situação de rua, além do atendimento às famílias residentes no bairro e clientes referenciados pela rede SUS.

 

Para manter viva esta grande obra, a OSID conta hoje com recursos do Sistema Único de Saúde e de convênios com organismos estatais, além de doações e venda de produtos. Fiel à missão herdada de Irmã Dulce, “Amar e Servir”, a organização ampliou seu alcance e se profissionalizou sem abrir mão de seus valores. Sua gestão é estruturada com base no Planejamento Estratégico e acumula prêmios e certificações como a ISO 9001:2015 (referência nacional para a certificação de sistemas de Gestão da Qualidade), Bem Eficiente, Top Social, Rainha Sofia e Rainha Letizia.

 

 

 

A OSID

  Áreas de atuação:

 

  • Saúde
  • Assistência Social
  • Ensino em Saúde
  • Pesquisa Científica
  • Ensino Fundamental
  • Preservação e difusão da memória de Irmã Dulce

 

  Nossos números:

 

  • A OSID abriga um dos maiores complexos de saúde 100% SUS do país;
  • 3,5 milhões de procedimentos ambulatoriais são realizados por ano na Bahia;
  • 2 mil pessoas são atendidas diariamente na sede das Obras, em Salvador;
  • 954 leitos hospitalares no complexo da entidade, em Salvador;
  • 18 mil internamentos e 12 mil cirurgias realizadas anualmente em Salvador;
  • Mais de 11,5 mil pessoas atendidas por mês para tratamento do câncer;
  • 1,7 milhão de refeições são servidas por ano para nossos pacientes;
  • 780 crianças e adolescentes são atendidos no Centro Educacional da instituição;
  • Mais de 4,3 mil profissionais atuam na organização em toda a Bahia.

 

 

Assista o vídeo do programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *