Campanha de Vacinação Nacional - Por que doenças consideradas extintas estão voltando?

Campanha de Vacinação Nacional - Por que doenças consideradas extintas estão voltando?

Nesta quinta- feira (17/10) no Programa Saúde no Ar da Rádio Excelsior da Bahia AM, 840 e Rádio Web Saúde no Ar, Patrícia Tosta, entrevista, o infectologista, Fábio Amorim, e enfermeira sanitarista, Irenaldia Azevedo.

O tema do programa é: Campanha de Vacinação Nacional – Por que doenças consideradas extintas estão voltando?

Nesta quinta- feira,  17 de outubro, é comemorado o Dia Nacional da Vacinação, data criada pelo Ministério da Saúde para alertar a população para a imunização contra doenças virais e bacterianas. Os indivíduos mais expostos são as crianças, grávidas e idosos. A médica pneumologista Larissa Voss Sadigursky ressalta a importância de o idoso manter o calendário de vacinação em dia para viver bem.

Com o passar dos anos, o sistema imunológico envelhece, ficando menos eficaz, o que deixa o idoso mais suscetível a contrair doenças virais e bacterianas. A expectativa de vida no Brasil já ultrapassa os 75 anos, mas o ideal é que ela esteja associada à qualidade de vida. Nesse sentido, a vacinação é uma medida fundamental, pois ajuda a evitar doenças sérias e o agravamento de doenças crônicas de base comuns na faixa etária acima dos 60 anos.

Pessoas vacinadas têm mais condições de enfrentar adversidades associadas à ação de vírus e bactérias, portanto, independentemente da idade, todos devem estar com a vacinação em dia. “Além de viver mais, todos queremos viver bem. As vacinas são aliadas desse projeto de vida, por essa razão é tão importante manter o calendário de vacinação em dia”, explica a pneumologista.

Assista o vídeo do Programa:

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *