Examinar a relação entre o peso corporal e a expectativa de vida dos indivíduos. Este foi um dos desafios dos pesquisadores da Universidade McGill – no Canadá. De acordo com o estudo, as pessoas com sobrepeso e obesidade podem diminuir sua expectativa de vida em até 8 anos, além da possibilidade de desenvolver hipertensão, diabetes ou doenças cardiovasculares mais cedo. O estudo foi publicado na revista científica The Lancet Diabetes and Endocrinology.
Segundo informação publicada na revista cientifica internacional, a equipe de pesquisadores desenvolveu um modelo de computador para ajudar os médicos e seus pacientes a entender melhor como o excesso de peso contribui para a redução da expectativa de vida e o desenvolvimento prematuro de doenças cardíacas e diabetes.
De acordo com a Sociedade da Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, a obesidade é caracterizada pelo acúmulo excessivo de gordura corporal no indivíduo. Dados atuais da sociedade, afirmam que o Brasil tem cerca de 18 milhões de pessoas consideradas obesas. O total de indivíduos somado, acima do peso, chega aproximadamente a 70 milhões, o dobro de há três décadas.
Pesquisa – A análise estima que indivíduos muito obesos poderiam perder até 8 anos de vida. Já os indivíduos obesos podem perder até 6 anos, e aqueles acima do peso (sobrepeso sem obesidade) podem perder até 3 anos. Além disso, os anos de vida saudável perdidos são de duas a quatro vezes maiores para os indivíduos com sobrepeso e obesos em comparação com aqueles que apresentam um peso saudável, definido como um índice de massa corporal (IMC) entre 18,5 e 25. No estudo, foi considerado como fator importante o excesso de peso por idade, e os piores resultados foram para quem ganhou peso excessivo em idades mais jovens.
Ouça a entrevista!
{podcast id=65}