Novo medicamento promete curar a depressão em menos de 24 horas

Novo medicamento promete curar a depressão em menos de 24 horas

medicamento-depreessaoUm estudo realizado por pesquisadores da Universidade de Medicina de Maryland, nos EUA, identificou compostos que poderiam tratar a depressão em menos de 24 horas e minimizar efeitos colaterais. A pesquisa foi publicada este mês na revista “Neuropsychopharmacology”.

De acordo com o principal autor do estudo Scott Thompson, presidente do Departamento de Fisiologia da Escola de Medicina da Universidade de Maryland existem provas de que os compostos podem aliviar os sintomas devastadores da depressão em menos de um dia, minimizando efeitos colaterais, embora os testes não tenham sido realizados em pessoas.

O novo medicamento tem como foco outro neurotransmissor, o ácido gama-aminobutírico – mais conhecido pela sigla em inglês GABA-, responsável pela regulação da excitabilidade neuronal ao longo do sistema nervoso

A maioria das medicações usadas para tratamento de depressão, que aliviam os sintomas entre três e oito semanas, e que são eficazes em apenas um terço dos pacientes, atualmente estão sendo usadas por grande parte das pessoas.

A conclusão, é que essas pessoas podem sofrer por meses até encontrarem um medicamento que as faça sentirem melhor, o que, no caso de pacientes suicidas, pode ser fatal.

Os compostos foram testados em camundongos, que foram submetidos a um leve estresse crônico, o que fez com que eles agissem de maneiras semelhantes à depressão humana.

Agora, o novo medicamento precisa mostrar sua eficácia em humanos, para que um dia, possa ser  comercializado, segundo Thompson.

Fonte: ScienceDaily

L.O.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *