Câncer de Próstata

Câncer de Próstata

prostata2A glândula da próstata fica localizada na parte baixa do abdômen, entre a bexiga e pélvis do homem, envolvendo a porção inicial da uretra que permite assim o armazenamento e a saída da urina.  Sua principal função é produzir parte do líquido que forma o espermatozóide, além de gerar substâncias importantes para proteger e alimentá-los.

Câncer

Cada vez mais, o câncer de próstata tem sido a segunda doença que mais causa morte no Brasil, atrás somente do câncer de pulmão. A estimativa é que em 2018, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer, sejam diagnosticados 68 mil novos casos de câncer de próstata, sendo estimadas mais de 13 mil mortes por ano.

Já a estimativas de casos novos de câncer, por região varia bastante, alguns com baixo índices e outros com um quadro preocupante. A hipótese para o norte é de 2.700, nordeste 15.820, centro oeste 5.330 , sul 14.290 e para o sudeste 30.080 .

A presença desse tumor maligno é mais comum em homens acima de 50 anos, mas também é preciso ficar atento desde cedo, principalmente quando a histórico familiar. Com a alta incidência de mortalidade relacionada, à atenção de cuidado prévio possibilita o controle da doença em até 90%. 

Sintomas

O câncer em sua fase inicial se manifesta silenciosamente, mas sua cursão acontece de forma lenta, podendo provocar complicações locais e também fora da próstata. Por isso, é necessário fazer os exames periódicos, colocando em prioridade a saúde, não o preconceito em torno da realização do exame. Os sintomas mais comuns são:

  • Dificuldade de iniciar a passagem da urina

  • Dificuldade de interromper o ato de urinar

  • Urinar em gotas ou jatos sucessivos

  • Necessidade de fazer força para manter o jato de urina

  • Necessidade premente de urinar imediatamente

  • Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos)

  • Sangue na urina ou no esperma

  • Dor durante a passagem da urina

  • Dor quando ejacula

  • Dor nos testículos

  • Dor lombar, na bacia ou nos joelhos

  • Sangramento pela uretra

Tipos de câncer  

A adenocarcinomas (relacionados), são os responsáveis por 95% dos tumores malignos de próstata. Esses podem ser de grau baixo, intermediário e alto. A manifestação do tumores de baixo grau geram células peculiares, que guardam certa semelhança com as células prostáticas normais. Já os de alto grau, possuem células com índice de alta proliferação, muito diferentes do tecido normal da próstata.

Tipos mais raros de câncer de próstata

Os demais 5%  incluem aos tipos histológicos mais raros como: carcinomas de pequenas células, sarcomas e linfomas.

Tratamentos

Para iniciar a terapia, deve levar em consideração o grau da doença de forma individualizada. Para os tratamentos são utilizados a radioterapia ou cirurgia em combinação com tratamento hormonal. Quando o tumor se espalha para outras partes do corpo o tratamento recomendado é a terapia hormonal.

WhatsApp Image 2018-11-05 at 09.47.38O assunto foi tema do programa desta segunda-feira(05.11). Recebemos no estúdio o Urologísta, Breno Dauster, com a condução de Patrícia Tosta. Ouça a entrevista:

 

 

 

 

Redação Saúde no Ar ( Samantha Scarlet)

Foto: Reprodução Internet 

Fonte: INCA / Dr. Breno Dauster 

 

 

 

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *