Nova tecnologia para mamografia

010180160704-luva-sensor-de-pressaoEm breve as mulheres poderão detectar nódulos com mais primor em comparação aos métodos atuais, a exemplo da mamografia. Um autoexame com o uso luvas de borracha sensíveis à pressão está sendo idealizado por pesquisadores da Universidade de Tóquio. A principal diferença da novidade em comparação a métodos já existentes é o nível de precisão para aplicações médicas com a possibilidade de se dobrar e incorporar o sensor em luvas.

Os membros responsáveis pelo desenvolvimento da luva sensorial na universidade desenvolveram um sensor de nanofibras que pode medir a distribuição da pressão sobre superfícies arredondadas mesmo quando dobrado em um raio de 80 micrômetros, o que equivale a apenas duas vezes a espessura de um fio de cabelo humano.

Confira também

Estudos cerebrais invalidados

Alzheimer detectado na retina

A tecnologia é capaz de monitorar até mesmo a variação da pressão ao longo de um vaso sanguíneo e também permitirá, no caso dos exames preventivos de câncer de mama, detectar nódulos que poderiam passar despercebidos com o autoexame manual ou mesmo com os exames por equipamentos.

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.