Nasce primeiro bebê de útero transplantado

Nasce primeiro bebê de útero transplantado

Uma sueca de 36 anos não identificada tornou-se a primeira mulher do mundo a dar à luz um bebê a partir de um útero transplantado. A mulher nasceu sem útero e recebeu o órgão há dois anos de uma doadora de 61 anos. O parto ocorreu por cesariana no início de setembro, na 32.ª semana de gestação, e a mãe e o filho, um menino que nasceu com 1,8 quilo, passam bem.

"Esse sucesso se baseia em mais de dez anos de pesquisas e abre a possibilidade de tratar um bom número de jovens no mundo que sofrem de infertilidade uterina", disse na sexta-feira ao jornal The Lancet Mats Brännström, professor de ginecologia obstetrícia da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, responsável pelo parto.

Há questionamentos sobre o custo do procedimento, estimados em R$ 300mil. Para Brännström, o tratamento para as mulheres que nasceram sem útero ou que tiveram o órgão removido por causa de um câncer, é "uma questão de justiça". "Se decidirmos enquanto sociedade que a infertilidade é um tipo de doença, devemos tentar tratá-la", disse ele.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado.