Nasa lança satélite para avaliar saúde da Terra

A agência espacial norte-americana, Nasa, lança nesta terça-feira (6) um satélite que permitirá analisar os “sinais vitais” da Terra e ter melhor compreensão da saúde do planeta, especialmente os oceanos e a atmosfera.

O satélite Pace, que estará a bordo de um foguete SpaceX Falcon 9, lançado de Cabo Canaveral, no centro da Flórida. De acordo com a oceanógrafa da Nasa Violeta Sanjuan, o Pace estará em uma órbita mais distante que a Estação Espacial Internacional (ISS), a cerca de 677 quilômetros da Terra.

Segundo a cientista, trata-se de um satélite revolucionário porque irá fornecer detalhes do oceano, especialmente das microalgas (fitoplâncton), nunca alcançada antes. O fitoplâncton, representa apenas 1% da massa vegetal total do planeta (incluindo terrestre), mas mesmo assim “gera aqueles 50% a 60% do oxigênio” que estão disponíveis no planeta.

A missão Pace, sigla em inglês para Plankton, Aerosols, Clouds and Ocean Ecosystems, é única, porque além de analisar detalhadamente o fitoplâncton, o faz do ponto de vista de sua interação com aerossóis e substâncias suspensas no ar.

Dessa forma, “isso dará uma visão incrível que não tínhamos até agora, de como os nossos oceanos se comportam, de como é a atmosfera e como ambos interagem e regulam o nosso clima”, disse Violeta Sanjuan.

 

Fonte: Lusa / Foto: Reuters

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe