Mutirão de combate ao Câncer de Pele

Mutirão de combate ao Câncer de Pele

Foto: Divulgação

Dr. Paulo Machado - CRÉDITO - CLÁUDIO HEITORA Bahia fará parte de um verdadeiro mutirão nacional de combate ao câncer de pele. A Sociedade Brasileira de Dermatologia – Regional (BA) organizou um grande esquema para atender gratuitamente a população em importantes cidades que vão participar do Dia Nacional de Combate ao Câncer de Pele, em 26/11 (sábado). A ação abrirá as programações do Dezembro Laranja, mobilização nacional que quer chamar atenção para o tipo de câncer mais comum entre os brasileiros.

Na Bahia, cerca de 200 profissionais de saúde entre médicos e auxiliares vão realizar atendimentos gratuitos em Salvador, Feira de Santana, Vitória da Conquista, Ilhéus, Jequié e Alagoinhas. A coordenadora local da campanha, Ariene Paixão, acredita que o número de atendimentos seja 40% maior do que no ano passado. “Cerca de 10% do público que passou pelos consultórios ao longo desses anos da campanha tiveram suspeita de câncer de pele. É uma iniciativa muito importante para alertar, orientar e diagnosticar a população. Esperamos atender mais de mil pacientes em todo o estado”, adianta.

Há 17 anos, a Sociedade Brasileira de Dermatologia elege a data fazer uma grande mobilização nacional voltada à conscientização dos riscos do câncer de pele. Neste ano, três mil dermatologistas voluntários devem atender cerca de 30 mil pacientes em 127 postos distribuídos por 25 estados do Brasil. O atendimento será restrito para análise, diagnóstico e tratamento de câncer da pele. Na edição de 2015, cerca de 20 mil pessoas de 23 estados tiveram atendimento gratuito e 13,28% (2.651) delas apresentaram lesões de câncer na pele, sendo já encaminhadas para tratamento.

Atendimentos

Em todo o estado, os atendimentos acontecerão das 8h às 13h, no dia 26/11. Na capital, a iniciativa acontece no CICAN (Centro Estadual de Oncologia) e no Hospital Aristides Maltez. Em Feira de Santana na Secretaria Municipal de Saúde, em Ilhéus na Clínica AMO (Assistência Multidisciplinar em Oncologia), que fica na Avenida Soares Lopes e em Vitória da Conquista os atendimentos acontecerão no Centro de Saúde DST/AIDS. Já em Jequié, os atendimentos ocorrerão na Unidade Básica de Saúde Almerinda Lomanto e em Alagoinhas na Policlínica Municipal. A lista completa dos locais de atendimento está disponível no site da campanha: www.controleosol.com.br.

Redação Saúde no Ar

João Neto

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *