Mucopolissacaridose

Mucopolissacaridose ou MPS é um subgrupo das doenças de depósito lisossômicos (DDL) as quais pertencem ao ainda maior grupo de doenças genéticas do metabolismo, causadas por deficiência de enzimas. Juntas, afetam cerca de 1 em cada 25 mil nascidos vivos por ano. Seus sinais e sintomas são muito variados e podem afetar cada indivíduo de forma diferente.

As manifestações clínicas da MPS 1, por exemplo, são o aumento do fígado e do baço, deformidade óssea, limitação articular, infecções do trato respiratório, hérnia umbilical ou inguinal, problemas nas válvulas cardíacas, opacidade da córnea e apnéia. As funções auditivas, visual, respiratória e cardiovascular são afetadas e a mobilidade das articulações fica diminuída. Pode haver ainda o comprometimento do Sistema Nervoso Central.

Para abordar sobre o assunto, o programa Saúde no Ar recebe o especialista Marcos Almeida, ortopedista e professor da Escola Baiana de Medicina, que vai falar sobre a doença enfocando principalmente os problemas ortopédicos gerados pela doença, e Márcia de Oliveira, presidente da Associação Baiana de Mucopolissacaridose (ABAMPS).

Ouça na íntegra a entrevista!

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.