Com o surgimento dos dentes, parte dos bebês sofrem com irritabilidade causada pela coceira na gengiva, além de perda de apetite, diarreia, vômitos, salivação abundante e até mesmo febre, principais sintomas considerados. A erupção dentária começa por volta dos seis meses de idade, segundo a pediatra do Delbuoni Medicina Diagnóstica, Natasha Slhessarenko.
Para a pediatra, o sofrimento e a irritabilidade do bebê provocada pela erupção dos dentes pode ser amenizada através de mordedores. No entanto, para garantir a segurança, é necessário que seja de silicone e tamanho grande para resistir ao ato de mastigar. Vale ressaltar que a criança jamais poderá brincar sozinha com o mordedor para evitar acidentes. Outra recomendação importante para o objeto, está relacionada a higienização, que deve ser lavável.
Natasha Slhessarenko orienta que os mordedores devem ser colocados antes na geladeira para que fique gelado, entretanto por estar gelado, leva a vasoconstricção e alivia mais rapidamente a coceira na boca do bebê, ao usá-lo.
A pediatra enfatiza que massagear a gengiva com uma dedeira ou com um dedo envolvido por uma fralda encharcada em água gelada, chá de camomila e/ou cidreira gelados, são também outras alternativas que provocam uma sensação de alívio.
*Redação Saúde no Ar