Morcegos da espécie Desmodus Rotundu em Salvador

Morcegos da espécie Desmodus Rotundu em Salvador

No quadro “Saúde Animal”, do programa Saúde no Ar, Aroldo Carneiro, veterinário da Secretaria Municipal da Saúde de Salvador, falou sobre os ataques de morcegos em bairros de Salvador, que estão sendo investigados desde o dia 16 de maio, quando uma equipe com 30 agentes do Centro de Zoonose iniciou visitas aos domicílios. “Até então, já foram percorridos mais 15 mil imóveis, foram vacinados, aproximadamente, 1.500 cães e gatos e detectados abrigos de morcegos hematófago da espécie Desmodus rotundus”, informa o veterinário.

Os morcegos hematófagos são os que se alimentam de sangue. Das mais de 1100 espécies de morcegos, apenas três são hematófagas: Desmodus rotundus, Dhiphylla ecaudata e Diaemus youngii, sendo que estas duas últimas atacam preferencialmente aves e são mais raras. O Desmodus rotundus, conhecido vulgarmente como morcego-vampiro ou morcego-vampiro-comum é o mais abundante e encontrado nas tocas e cavernas úmidas das regiões tropicais das Américas, do Norte do México ao Norte da Argentina, ocorrendo, portanto, em território brasileiro: o vampiro comum é das espécies de morcegos mais comuns no sudeste do Brasil.

Ouça o comentário completo, no áudio abaixo, e saiba mais sobre o ataque de morcegos em  alguns bairros de Salvador:

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.