Monitoramento da Caatinga

Monitoramento da Caatinga

A nova plataforma aberta ao público SimaCaatinga – Sistema de Monitoramento e Alerta para a Cobertura Vegetal da Caatinga – vai facilitar o monitoramento da cobertura vegetal da Caatinga e fornecer alertas sobre a seca.

O projeto foi lançado pelo Instituto Nacional do Semiárido (Insa) e o Laboratório de Análise e Processamento de Imagens de Satélite da Universidade Federal de Alagoas (Lapis/Ufal)

Segundo o Insa, o SimaCaatinga disponibiliza informações sobre a “saúde” da vegetação do bioma em mapas gerados para cada mês com dados sobre perda de matéria orgânica do solo, degradação ambiental, desertificação, entre outros.

Também é possível encontrar mapas históricos do monitoramento da vegetação para o período de 2007 a 2016, produzidos a partir de imagens de satélite com resolução espacial de três quilômetros e resolução temporal diária, produzido pela agência Eumetsat. Os mapas de chuvas também são gerados para cada mês com dados sobre a escassez ou o excesso hídrico.

O sistema dispõe de uma equipe pronta para atender os pesquisadores interessados em utilizar os dados. Para isso, basta enviar a solicitação pela plataforma, por meio do formulário disponível no menu Solicitações e dúvidas.

Segundo o Portal Brasil, os resultados do monitoramento sistematizado no SimaCaatinga são direcionados principalmente aos tomadores de decisões políticas, bem como aos gestores de instituições públicas e de entidades civis e aos setores privado e acadêmico.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.