Governo vai monitorar qualidade do ar nas grandes cidades

Governo vai monitorar qualidade do ar nas grandes cidades

Segundo novo programa Ar Puro, lançado na ultima sexta-feira (13); o Ministério do Meio Ambiente vai monitorar a qualidade do ar nas grandes cidades; bem como disponibilizar as informações referente a poluição atmosférica para a população por meio de site e de um aplicativo de celular, em tempo real.

De acordo com a pasta o aplicativo vai integrar o Sistema Nacional de Monitoramento da Qualidade do Ar (MonitorAr); uma plataforma alimentada automaticamente por dados locais e seguindo padrões internacionais de classificação. Além disso, o MonitorAr vai integrar os dados de todas as estações de monitoramento de qualidade do ar no Brasil.

Assim, até o momento, 126 estações nos estados da Bahia, do Espírito Santo, de Minas Gerais; bem como a do Rio Grande do Sul e de São Paulo já estão integradas ao novo sistema. Além disso, também serão instaladas estações em 17 estados do país que ainda não contam com essa estrutura.

O ministério disse que o monitoramento é fundamental para a prevenção de doenças respiratórias, para o combate às chuvas ácidas, responsáveis pela corrosão de materiais e contaminação de solo e água.

Além do sistema de monitoramento da qualidade do ar, o ministério também lançou um Guia Técnico para o Monitoramento e Avaliação da Qualidade do Ar como parte das ações do programa, que integra a Agenda Ambiental urbana do órgão.

 

 

 

 

Campanha Vidas Importam 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.