Ministro da Saúde critica a quebra de patentes dos medicamentos

Ministro da Saúde critica a quebra de patentes dos medicamentos

Nesta quinta- feira ( 04/07) durante a abertura do  Seminário Interfama – Inovação Tecnológica na Saúde e o Valor para o Paciente, em Brasília, o ministro da saúde, Henrique Mandetta afirmou que o país jamais deveria quebrar patentes de medicamentos porque isso  prejudica a inventividade e o tempo gasto pela iniciativa privada com pesquisas e pesquisadores.

“Não é bom ameaçar quebras de patente. O país jamais deveria fazer isso. Temos de zelar pela inventividade e pelo tempo gasto no balcão de pesquisa e no balcão dos nossos pesquisadores. Sei que cada um de vocês gasta hoje algumas centenas de milhares de dólares para fazer seus sistemas de compliance [para estar em conformidade com leis e regulamentos], e que essa palavra passou a ser obrigatória nas empresas”, afirmou Mandeta.

Foi na gestão de José Serra que o Brasil quebrou patentes de medicamentos,inclusive isso foi essencial para que o país pudesse ter com custo bem menor, os coquetéis usados para prolongar a vida dos portadores de AIDS.

Ao se dirigir a representantes do setor de saúde, o ministro disse ser o setor privado que produz, cabendo ao governo o papel de estimular iniciativas de produção.

“O Ministério da Saúde tem grande expectativa em relação ao setor. O século 21 será maravilhoso para se viver. Cada um de vocês pode estar na iminência de anunciar mais um passo; mais um avanço. Após decifrarmos o genoma e colocarmos esse quebra-cabeça à disposição da ciência e da indústria farmacêutica, sabíamos de antemão que teríamos o século de inovações na área genética”, disse o ministro.

Mandetta defendeu a criação do Instituto Brasileiro de Genética. “Não podemos ficar com a dependência tecnológica tão perigosamente elevada”, afirmou.

O ministro também  defendeu uma maior transparência no cálculo dos preços cobrados por medicamentos.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.