Ministério da Saúde está criando um sistema de vigilância contra fungos

Ministério da Saúde está criando um sistema de vigilância contra fungos

O Ministério da Saúde está criando um sistema de vigilância contra fungos.  A informação foi dada pelo  secretário de Vigilância em Saúde, Wanderson Kleber de Oliveira.  O assunto ficou em maior evidência após a ameaça do resistente fungo Cândida Aures que se espalha em diversos países.

“É fato que não temos um sistema de vigilância como temos para a dengue, mas o monitoramento é feito a partir da internação e dos casos graves”, explicou o secretário. O sistema não vai monitorar apenas o Candida Aures e sim fungos de maneira mais ampla.
“fica muito complexo fazer a vigilância de um agente só”,afirmou Oliveira.

O secretário afirma que o sistema de vigilância não pode ser especificamente para Candida auris, porque não é somente este fungo que representa um risco para o País, mas a resistência aos antimicrobianos de maneira geral.

“Vamos fazer um sistema só para a gonorreia? Não, se faz para todas as infecções sexualmente transmissíveis”, argumentou.

De acordo com o secretário, existe um Plano Nacional para a Prevenção e o Controle da Resistência aos antimicrobianos e o sistema de vigilância será alinhado com essa iniciativa. o modelo inicial não vai contemplar todas as unidades de saúde.

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *