Martagão completa 53 a serviço da vida

Martagão completa 53 a serviço da vida

Com  53 anos de existência, celebrados na última sexta-feira, o Hospital Martagão Gesteira tem mais de 20 especialidades médicas e realiza cerca de 500 mil atendimentos/ano para  crianças e adolescentes de toda a Bahia.

Idealizado pelo médico e professor Dr. Álvaro Pontes Bahia, o Martagão Gesteira nasceu com a proposta de reduzir os altos índices de mortalidade infantil através da defesa da vida das crianças carentes. A ideia dele sobre a criação de um hospital pediátrico tinha o intuito de complementar e ampliar a assistência ambulatorial que já era dada pela Liga Bahiana Contra a Mortalidade Infantil, que mais tarde passou a se chamar Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.Sua história começou em 1946, quando foi lançada a sua pedra fundamental. Em 31 de março 1950, começou a ser construído o tão sonhado Hospital das Crianças, cujo nome Martagão Gesteira foi dado em homenagem a um dos médicos mais importantes na história da pediatria do Brasil, grande amigo e mentor de Dr Álvaro Bahia.

Em 1964, o hospital ficou pronto, ano em que seu idealizador adoeceu, vindo a falecer meses depois, mas somente em 1965, o Hospital Martagão Gesteira foi inaugurado devidamente equipado e com a sua equipe médica formada. Em 1966, inaugurou-se a unidade de internação. Era, então, o único hospital pediátrico do norte e nordeste do Brasil.

Localizado no bairro do Tororó, o Hospital Martagão Gesteira conta com uma estrutura de 209 leitos e mais de 20 especialidades médicas com referência para tratamentos de alta complexidade, como neurocirurgia, cardiologia e oncologia. Em novembro de 2016 abriu uma nova unidade: o Hospital Dia localizado no bairro de Roma e que realiza cirurgias de pequeno e médio porte.

Entre as dificuldades enfrentadas pela unidade estão a falta de recursos financeiros. Confira abaixo as formas de ajudar a entidade a manter seus serviços :

Adote um leito: o programa conta com a parceria de empresas e pessoas físicas que ajudam mensalmente o Martagão, contribuindo assim para a manutenção dos quase 200 leitos do hospital.

Sua Nota é um Show de Solidariedade: funciona através do depósito de notas e cupons fiscais nas urnas do Martagão espalhadas em pontos comerciais e no próprio hospital. As notas são revertidas em benefícios para a assistência e estrutura.

Loja virtual: é possível adquirir produtos sociais do Martagão através do endereço: lojamartagaogesteira.com.br e contribuir para a manutenção dos serviços prestados.

Telemarketing: através desse serviço, é possível ajudar mensalmente a instituição programando a doação com uma das operadoras. Informações: (71) 3032-3711.

Corrente do Amor: acessando o site www.martagaogesteira.org.br/doe-agora/ é possível contribuir através de cartão de crédito, débito ou boleto.

Bazar: doação e aquisição de roupas, material escolar, brinquedos e outros. Entrega no Martagão, Rua José Duarte, 114, Tororó. Informações: voluntariado.hmg@labcmi.org.br ou (71) 3032-3805.

Doação de alimentos e bens: entrega realizada também no Martagão.

Depósito bancário: depósitos e transferências para a conta da Liga Álvaro Bahia Contra a Mortalidade Infantil.

  • Banco: Banco do Brasil
  • Conta: 4016-9
  • Agência: 2967-X (substitua o X pelo 0 caso utilize o APP do Banco)
  • Banco: Bradesco
  • Conta: 191228-3
  • Agência: 3021
  • Banco: Itaú
  • Conta: 20869-2
  • Agência: 8872
  • Banco: Caixa Econômica
  • Conta: 00002695-1
  • Agência: 2218
  • Operação: 03
  • Banco: Santander
  • Conta: 13000059-8
  • Agência: 3041

Mais informações podem ser obtidas através do e-mail: captacao@martagaogesteira.org.br ou do telefone: (71) 3032-3770.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.