Mãe Stella de Oxóssi é internada com crise hipertensiva

Mãe Stella de Oxóssi é internada com crise hipertensiva

mae stella

A ialorixá Mãe Stella de Oxóssi foi internada nesta quarta-feira (28) no Hospital da Bahia, em Salvador. Segundo informação da unidade médica, ela deu entrada por volta das 12h com uma crise hipertensiva.

Segundo boletim médico, ela está na UTI cardíaca do hospital, aos cuidados do cardiologista Jadelson Andrade. Ela está com a pressão controlada, lúcida e orientada, passando por procedimentos e exames que ajudem a definir um diagnóstico. 

Mãe Stella foi internada anteriormente este ano, em fevereiro, com suspeita de infarto. Com dores torácicas, ela foi encaminhada para o mesmo hospital. 

A ialorixá é uma referência no combate ao racismo e à intolerância religiosa. Mãe Stella ocupa a cadeira de número 33 da Academia de Letras da Bahia, cujo patrono é Castro Alves. Ela tem 9 obras publicadas e é Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).

Hipertensão-O número de pessoas com pressão alta aumentou em todo o mundo. No Brasil, esse número chega a 25%. A hipertensão arterial sistêmica, ou simplesmente pressão alta, é uma doença silenciosa e de difícil diagnóstico. A doença é um pouco mais frequente em mulheres, e o risco de vir a se manifestar aumenta com o avançar da idade.

O que poucos sabem é que, na maioria das vezes, a hipertensão não apresenta sintomas. Daí a necessidade de se observar o histórico da família, manter um estilo de vida saudável e os exames em dia.

Saiba em nosso vídeo como prevenir:

 

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *