Inscrições para Programa deixando de Fumar Sem Mistérios

Inscrições para Programa deixando de Fumar Sem Mistérios

O tabagismo é considerado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) a principal causa de morte evitável em todo o mundo. A OMS estima que um terço da população mundial adulta, aproximadamente 1 bilhão de pessoas, seja de fumantes (entre as quais 200 milhões são mulheres).

Pesquisas comprovam que, cerca de 50% de toda a população masculina e 12% da feminina, no mundo, fumam e, nos países em desenvolvimento, os fumantes constituem 48% da população masculina e 7% da população feminina. Nos países desenvolvidos, a participação das mulheres mais do que triplica: 42% dos homens e 24% das mulheres são tabagistas.

Veja também a entrevista com o médico do Centro de Oncologia da Bahia, Rodrigo Maia, sobre o tabagismo, ao programa Saúde no Ar. 

 

Pensando em amenizar esse problema de repercussão mundial, a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública através do programa de Extensão Universitária (Programa Candeal) está abrindo inscrições para o Programa Deixando de Fumar Sem Mistério, coordenado pelo Ministério da Saúde do Brasil e que vem acontecendo nas dependências do Ambulatório Docente-Assistencial da Bahiana (ADAB), localizado na Av. D. João VI,275 – Brotas, desde o segundo semestre de 2013.

O programa formará novas turmas no mês de agosto de 2016, com encontros semanais e, a partir de dezembro,  após o quarto mês de tratamento, acontecerá uma vez por mês, todas as segundas-feiras, das 14h às 16h30, nas dependências do ADAB Brotas. O trabalho é implementado pelos professores Maristela Sestelo (médica pneumologista), Ubton Nascimento (psicólogo) e Marlene Barreto (odontóloga), com o apoio do Serviço de Psicologia ­ (SEPSI) e do Serviço de Terapia Ocupacional (SerTO) que dão suporte ao tratamento que é basicamente realizado com reposição de nicotina através da utilização de adesivos e instruído com grupos de suporte psicológico.

“Durante o programa, serão realizados todos os exames clínicos até porque pessoas com cardiopatias graves e transtornos mentais não podem utilizar o tratamento com reposição de nicotina. A taxa de sucesso do nosso programa gira em torno de 40% a 50% de eficácia”, explica o psicólogo Ubton Nascimento.

A programação engloba colaboradores da instituição e o público em geral sendo que as inscrições poderão ser efetivadas até o início de agosto.

Os colaboradores da instituição poderão obter mais informações por meio do contato com Eridan, no Serviço de Psicologia ­ (SEPSI), e o público em geral pelo telefone 3276­8259.

MAIS INFORMAÇÕES

Serviço de Psicologia (SEPSI) – 71 3276 8259

Clínica de Fisioterapia (CAFIS) – 71 3276 8279

Obs.: Necessário apresentar a carteira do SUS

Redação Saúde no Ar*

João Neto

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.