Inicio do outono tem temperaturas acima da média em todas as regiões

O outono iniciou à 0h06 (horário de Brasília) desta quarta-feira (20) e vai até o dia 21 de junho. Em 2024, a estação será marcada pelo enfraquecimento do fenômeno El Niño e pelo registro de temperaturas acima da média histórica em todas as regiões do país.

De acordo cm previsões do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) os meses de abril, maio e junho serão mais quentes na comparação com a média dos últimos anos. Com exceção do centro-sul do Rio Grande do Sul, onde as temperaturas são previstas dentro da normalidade.

O El Niño, atingiu o pico em dezembro do ano passado, e vem demonstrando enfraquecimento nos últimos meses. Durante o fenômeno, ocorre um aquecimento das águas do Oceano Pacífico, próximas à Linha do Equador. Com isso, há alterações na formação de chuvas, na circulação dos ventos e na temperatura.

No fim do outono, é possível que o fenômeno La Niña comece a se formar no Brasil, ganhando força no segundo semestre. La Niña caracteriza-se pelo resfriamento das águas do Pacifico.

 

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências.Apoie e compartilhe