Ingestão de água de torneira causa morte provocada por ameba nos EUA

Ingestão de água de torneira causa morte provocada por ameba nos EUA

A morte de um menino de cinco anos, em julho de 2013, serviu de analises para os cientistas nos EUA, que detectaram a causa do óbito por ingestão de água de torneira –  uma ameba – também conhecida como comedora de cérebro.  O caso foi publicado na revista Clinical Infectious Diseases deste mês.

De acordo com os estudos, o protozoário invadiu o organismo do menino via água de torneira, e é considerado o primeiro caso desencadeado por água de torneira, e não de banho em água doce, circunstância mais comum de contaminação da doença. Pesquisas ainda apontam que doença mata até oito pessoas por ano nos EUA, geralmente do sexo masculino, com uma idade média de 12 anos.

O garoto faleceu no estado onde residia – Louisiana – há duas semanas após ingerir a água contaminada, por conta de uma infecção conhecida como meningoencefalite amebiana primária (PAM). De acordo com as informações, o menino foi levado para um hospital depois de ter mais de 40°C de febre e com fortes dores de cabeça, além de crises de vômitos. A contaminação, no entanto, não pode ser identificada mesmo após vários testes e antibióticos. Devido ao desenvolvimento de convulsões, o garoto, consequentemente teve morte cerebral.

Ameba – Chamado “Naegleria fowleri”, tem o apelido de “comedora de cérebro” por conta de sua capacidade de digestão de tecidos neurais. O micro-organismo entra no corpo através das passagens nasais, penetra na medula óssea e cria uma infecção, quebrando células nervosas. Em seguida ocorre um inchaço do cérebro, dando início à PAM, que geralmente é fatal.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.