Impressora 3D reproduz osso

Impressora 3D reproduz osso

Uma peça em material sintético, que reproduz a estrutura óssea a ser operada, chamada de biomodelo é a mais nova ferramenta utilizada por médicos e cirurgiões do Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). Com base em imagens coletadas em exames e com o auxílio de impressoras 3D é possível o planejamento pré-operatório, o que tem aumentado a precisão e reduzido o tempo cirúrgico de pacientes adultos e, agora, também de crianças.

Em 2016, foram realizados seis procedimentos utilizando a técnica em adultos. O médico traumatologista Vinícius Orso estreou o uso de biomodelos no planejamento do pré-operatório em crianças. Orso, afirma que a peça em 3D fez com que ele tivesse ideia do tamanho real do osso.

Gustavo Dotto, idealizador do protocolo e professor do Curso de odontologia da UFSM, explica que as impressoras usam material biodegradável de baixo custo, o que viabiliza o procedimento pelo SUS.

O jornalismo independente e imparcial com informações contextualizadas tem um lugar importante na construção de uma sociedade , saudável, próspera e sustentável. Ajude-nos na missão de difundir informações baseadas em evidências. Apoie e compartilhe

Send a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.