A Anvisa sedia nesta terça-feira, dia 7, o I Fórum de Produtos para Saúde, que tem como objetivo reunir o setor industrial para discutir temas relevantes, não apenas sob a ótica sanitária, mas também sobre o futuro do setor produtivo estratégico.
O evento é realizado em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Artigos e Equipamentos Médicos, Odontológicos, Hospitalares e de Laboratórios (Abimo) e pela Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares (Abimed).
Entre os principais pontos do debate está a simplificação de processos com a garantia da qualidade do produto, a alternativa da judicialização para a solução de problemas estruturais, os avanços internacionais das principais agências reguladoras do mundo com a participação do Brasil, e a necessidade das indústrias avançarem também na inovação.
O setor de produtos para a saúde cresceu acima dos dois dígitos, nos últimos anos no Brasil, e tem como característica o rápido consumo de tecnologias e amplo campo para inovação. Este setor já possui políticas governamentais específicas de financiamento e tem custo importante nas aquisições do SUS.
Confira a programação:
9h – Recepção e Credenciamento
9h30 – Composição da Mesa Diretora
9h35 – Abertura
Palavra do Ministério da Saúde
Palavra da Presidência da Anvisa
Palavra dos Presidentes das Associações
10h30 – Primeira mesa de discussão: “RACIONALIZAÇÃO REGULATÓRIA VERSUS SEGURANÇA”
Visão das Associações
Visão da Anvisa
12h30 – Almoço
13h30 – Segunda mesa de discussão: “AGENDA REGULATÓRIA ANVISA 203/2016 DE PRODUTOS PARA SAÚDE : PERSPECTIVAS”
Associações e Anvisa
14h30 – Terceira mesa de discussão: “IMPACTO DA JUDICIALIZAÇÃO NO PROCESSO REGULATÓRIO”
Associações e Anvisa
14h30 – Intervalo
14h45 – Quarta mesa de discussão “AGENDA INTERNACIONAL DE PRODUTOS PARA SAÚDE”
Associações e Anvisa
17h30- Encerramento.
Pablo Rita
Fonte: Anvisa